CONVERSAÇÃO EM INGLÊS COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES HUMANAS: UMA EXPERIÊNCIA COM JAZZ E CINEMA

  • Autor
  • Luana Alves Nascimento
  • Co-autores
  • Adella Myreia da Silva , Ricardo Rios Barreto Filho , Jussara de Freitas Magalhães Pimentel
  • Resumo
  • A produção oral é uma das quatro habilidades linguísticas fundamentais no aprendizado de uma língua estrangeira, dado o seu importante papel na comunicação e na vida social. No entanto, muitos alunos estrangeiros encontram dificuldades em desenvolver a produção oral, seja  por falta de contato diário com a língua ou pela ausência de um instrutor. Diante deste cenário, encontros focados em conversação na língua estrangeira são um excelente meio para ajudar estudantes a aprimorarem sua fluência e desenvolverem confiança necessária na língua estrangeira, visto que nestas reuniões estudantes são estimulados a praticar a fala com tópicos pertinentes à sua realidade. Portanto, o objetivo desta apresentação é investigar como as aulas de conversação podem ser um ambiente para refletir questões humanas. Um projeto de conversação idealizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência escolheu o jazz, gênero musical afro-americano, como temática para guiar discussões envolvendo identidade pessoal e pública. Este movimento cultural e artístico, iniciado no final do século XIX, foi escolhido devido às suas características de resistência, descoberta e experimentação. Ademais, três narrativas fílmicas envolvendo jazz e identidade foram selecionadas para complementar a temática do projeto, o qual foi realizado com discentes do campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco. Como resultado, o projeto de conversação utilizando o jazz como temática pôde estimular os estudantes a refletir sobre questões humanas, como identidade pessoal e pública. A abordagem interdisciplinar, combinando música, cinema e discussões, criou um ambiente rico e estimulante para o aprendizado. Portanto, conclui-se que a utilização de projetos de conversação focados em temas relevantes e interessantes, como o jazz, pode ser uma estratégia eficaz para ajudar estudantes a desenvolverem suas habilidades linguísticas, especialmente a fala, e a refletirem sobre questões humanas importantes. Ademais, a abordagem interdisciplinar pode enriquecer o aprendizado e torná-lo mais significativo e prazeroso.

  • Palavras-chave
  • conversação, jazz, identidade, produção oral, ensino de inglês
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica