Relato de Experiência: Vivências do PIBID na alfabetização e letramento de crianças surdas.

  • Autor
  • Aline Thaina de Oliveira Santos
  • Co-autores
  • Millena Laís Souza , Ingryd Grazielle do Carmo Oliveira , Thaiza Stephany dos Santos , Wilma Pastor de Andrade Sousa
  • Resumo
  • Este relato de experiência busca mostrar vivências pedagógicas ocorridas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As observações ocorreram durante os meses de abril à agosto de 2025, em uma escola municipal da cidade do Recife, onde turmas do 1° e 5° ano do Ensino Fundamental foram acompanhadas, as observações se deram em uma sala bilíngue. Os resultados evidenciam a importância da Libras — Língua Brasileira de Sinais — como primeira língua e da Língua portuguesa escrita como segunda, destacando a utilização de materiais visuais e estratégias pedagógicas que, embora positivas, ainda enfrentam dificuldades. A experiência contribui significativamente para a formação inicial do docente, ao possibilitar a inserção no contexto educacional, onde será reforçado reflexões críticas acerca do ensino bilíngue nas escolas. Por fim, conclui-se que a alfabetização e letramento de alunos surdos exigem metodologias específicas e formação docente adequada para que a educação seja inclusiva e de qualidade.

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; Letramento; Educação; Pibid; Libras.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica