Este relato de experiência busca mostrar vivências pedagógicas ocorridas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As observações ocorreram durante os meses de abril à agosto de 2025, em uma escola municipal da cidade do Recife, onde turmas do 1° e 5° ano do Ensino Fundamental foram acompanhadas, as observações se deram em uma sala bilíngue. Os resultados evidenciam a importância da Libras — Língua Brasileira de Sinais — como primeira língua e da Língua portuguesa escrita como segunda, destacando a utilização de materiais visuais e estratégias pedagógicas que, embora positivas, ainda enfrentam dificuldades. A experiência contribui significativamente para a formação inicial do docente, ao possibilitar a inserção no contexto educacional, onde será reforçado reflexões críticas acerca do ensino bilíngue nas escolas. Por fim, conclui-se que a alfabetização e letramento de alunos surdos exigem metodologias específicas e formação docente adequada para que a educação seja inclusiva e de qualidade.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica