A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS DESAFIOS

  • Autor
  • Maria Natália da Silva
  • Co-autores
  • Maria Letícia Lima dos Santos , Ludmyla Santos Pessôa , Elisângela Batista de Souza , Magna Sales Barreto
  • Resumo
  •  

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) constitui-se como uma experiência formativa essencial para a construção da identidade docente em Educação Física. Dessa forma, esse relato tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2025, junto às turmas do Ensino Médio da Escola Técnica Advogado José David Gil Rodrigues, destacando os processos de aprendizagem, os desafios enfrentados e as contribuições para a formação docente inicial. Inseridos no subprojeto “A Produção de Saberes Interdisciplinares e Constituição de Profissionalidade Docente na Perspectiva de uma Formação Inclusiva”, o trabalho promoveu a integração no âmbito escolar e fundamentou-se na abordagem crítico-superadora, que compreende o corpo como construção histórico-social e a cultura corporal como elemento estruturante do currículo. A metodologia adotada baseou-se na observação participante e na intervenção planejada coletivamente entre bolsistas, supervisão e coordenação, possibilitando experiências teórico-práticas significativas. O trabalho fundamentou-se na concepção de Paulo Freire, para quem a práxis pedagógica articula teoria e prática como dimensões indissociáveis da ação docente. As propostas implementadas contribuíram para ampliar o repertório corporal dos(as) estudantes e para fortalecer a compreensão da Educação Física enquanto componente curricular formativo, ético e cultural. A vivência no PIBID favoreceu o desenvolvimento de um olhar sensível, crítico e atento às demandas escolares, reafirmando o programa como uma política pública indispensável à formação inicial docente. O envolvimento em atividades interdisciplinares e institucionais fortaleceu a conexão entre universidade, escola e comunidade, destacando a importância de práticas educativas alinhadas à realidade dos sujeitos e consolidando uma prática docente comprometida com a transformação social e a valorização da educação pública.

  • Palavras-chave
  • Educação física, Formação Docente, Prática Pedagógica, PIBID, Cultura Corporal.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica