JOGOS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS AUXILIADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Autor
  • Luciene Maria da Conceição
  • Co-autores
  • Ana Luiza Lopes Miranda , Nayane Alves de Melo Silva , Raissa Ananda de Macena Gomes cavalcanti , Eliana Albuqurque , Vaneide Rodrigues Gomes Barbosa
  • Resumo
  • Neste trabalho, temos como objetivo analisar o uso dos jogos digitais dentro do ciclo de alfabetização, sendo ele um recurso que contribui para a aprendizagem da escrita e leitura. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa com contato direto com nosso campo de pesquisa, que é uma escola da Rede Municipal do Recife, onde observamos uma professora do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de trazer autores que discutem acerca do tema.Para coletar os dados, observamos a prática da professora, analisamos os jogos que ela usava e a entrevistamos que nos permitiu constatar que os jogos funcionam como um recurso didático fundamental.A pesquisa demonstrou que, ao serem usados de forma planejada e com a mediação do professor, os jogos são um recurso poderoso para ajudar os alunos a dominarem as habilidades que são trabalhadas dentro do ciclo de alfabetização.

     

  • Palavras-chave
  • Jogos, alfabetização, letramento, pedagógica;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
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ISBN  978-65-01-82058-3 

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