Neste trabalho, temos como objetivo analisar o uso dos jogos digitais dentro do ciclo de alfabetização, sendo ele um recurso que contribui para a aprendizagem da escrita e leitura. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa com contato direto com nosso campo de pesquisa, que é uma escola da Rede Municipal do Recife, onde observamos uma professora do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de trazer autores que discutem acerca do tema.Para coletar os dados, observamos a prática da professora, analisamos os jogos que ela usava e a entrevistamos que nos permitiu constatar que os jogos funcionam como um recurso didático fundamental.A pesquisa demonstrou que, ao serem usados de forma planejada e com a mediação do professor, os jogos são um recurso poderoso para ajudar os alunos a dominarem as habilidades que são trabalhadas dentro do ciclo de alfabetização.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica