INFERÊNCIA TEXTUAL: BRINCAR DE DETETIVE PARA IDENTIFICAR ELEMENTOS TEXTUAIS

  • Autor
  • Maria Dayanne de Santana Vieira
  • Co-autores
  • Marêssa de Melo Albuquerque , Juliana Fernanda Alves Simas , Maria da Conceição Vieira de Sousa , Ricardo Rios Barreto Filho
  • Resumo
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    Um dos empecilhos à compreensão textual é a insuficiência de eficazes processos de inferência. Estudantes costumam usar do vocabulário pré-existente para inferir o conteúdo textual. Além disso, acionam estratégias de construção sentido baseadas em argumentos textuais como frases simples e outros elementos. Neste trabalho, foram empregados os conceitos de inferência, construção de sentido e solução de problemas. Numa escola pública, foi proposta uma atividade de inferência textual a duas turmas em aula de língua inglesa no primeiro ano do ensino médio. De posse do mesmo texto, os estudantes vivenciaram dinâmicas distintas. O primeiro grupo, criou hipóteses a partir de um conjunto simples de frases e o comparou com a versão integral do texto. Em contraste, o segundo grupo vivenciou uma sequência instrucional que os permitiu exercer uma construção de sentido mais organizada. A partir dos resultados — a incidência das palavras identificadas pelos alunos e as estratégias para encontrá-las —, foi possível perceber o papel central do conhecimento prévio para o diálogo com o texto e a compreensão eficaz. Apesar das etapas distintas, ambos os grupos obtiveram desempenho semelhante no sucesso da tarefa e na necessidade de consultas e recursos. Notou-se que, com maior repertório, poderiam ter construído mais saberes a partir dos textos. Espera-se que os resultados encontrados criem reflexões na prática cotidiana de professores que encontram dificuldades em melhorar o processo de compreensão textual de seus estudantes.

  • Palavras-chave
  • Compreensão textual, Inferência, Língua inglesa.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
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ISBN  978-65-01-82058-3 

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