O presente trabalho relata a experiência desenvolvida no âmbito do subprojeto Música do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizada durante o ano letivo de 2025 na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Heráclio do Rego, em Recife/PE. As ações ocorreram no contraturno escolar, durante o intervalo da manhã, com o objetivo de ampliar o repertório musical dos estudantes e promover uma escuta aberta e livre de preconceitos. A metodologia de caráter qualitativo e sob a forma de relato de experiência, consistiu em apresentações musicais e sessões de apreciação voltadas a gêneros variados, incluindo gospel, samba, pagode e brega, entre outros. A diversidade de repertório contribuiu para aproximar os alunos de novas experiências musicais, favorecendo o acolhimento, a interação social e a valorização cultural. Como resultados, observou-se entusiasmo, participação ativa e envolvimento dos estudantes, que se engajaram cantando, dançando, sugerindo repertórios e utilizando instrumentos. Conclui-se que a apreciação musical, enquanto prática pedagógica, configura-se como uma ferramenta relevante para a formação crítica e cultural dos alunos, além de contribuir para a formação inicial dos bolsistas do PIBID.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica