BARALHO DE CONSELHOS: sociologia e afeto como intervenção pedagógica.

  • Autor
  • Ruan Carlos Nascimento da Silva
  • Co-autores
  • Henrique Nascimento da Silva , Mayara Francine Soares de Souza , Paulo Eduardo Anjo Ramos de Araujo , Mikelly Gomes da Silva
  • Resumo
  • Este resumo apresenta um relato de experiência, a partir de uma proposta pedagógica ao qual nomeamos: “Baralho de Conselhos”. Concebida no âmbito do PIBID pelo núcleo do IFPE, no subprojeto Interdisciplinar de Sociologia e Pedagogia, coordenado pela Profª Mikelly Gomes, vinculada ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade foi idealizada coletivamente pelos pibidianos Henrique Nascimento, Mayara Francine, Paulo Eduardo e Ruan Carlos, estudantes de graduação no curso de licenciatura em ciências sociais, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

    A experiência fundamenta-se em bell hooks (2021), cuja concepção do amor como prática ética e transformadora orienta a construção de relações pedagógicas mais justas e afetivas, e em Tales Flores da Fonseca (2016), que problematiza a redução do ensino de Sociologia a uma dimensão meramente técnica voltada ao mercado. A partir desse referencial, a proposta tensiona a lógica produtivista do ensino técnico e valoriza dimensões sociais, culturais e identitárias da vivência escolar.

    No desenvolvimento da atividade, os estudantes produziram conselhos anônimos que, ao serem compartilhados, transformaram experiências individuais em significados coletivos. A criatividade na utilização de hashtags, frases e desenhos ampliou a potência expressiva das mensagens, que foram reunidas no “varal de conselhos”, configurando um espaço pedagógico horizontal de escuta, empatia e reconhecimento da alteridade.

     

    O trabalho completo aprofundará a análise da concepção, execução e desdobramentos pedagógicos dessa prática, evidenciando como ela favorece a integração, o protagonismo estudantil e a construção de vínculos solidários. Pretende-se, assim, contribuir para o debate sobre experiências educativas críticas e engajadas, capazes de superar a ênfase instrumental e afirmar a centralidade do pensamento crítico, da sensibilidade e do engajamento social no processo formativo.

  • Palavras-chave
  • Sociologia, Afeto, Intervenção pedagógica, Horizontalidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica