RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID ALFABETIZAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Júlia Mendonça Seabra da Silva
  • Co-autores
  • Laura Beatriz Andrade de Menezes , Maria Lorena Araujo de Andrade , Mathuanny Soares dos Santos , Sandro Rogério Almeida de Santana , Andréa Tereza Brito Ferreira
  • Resumo
  • O presente trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no núcleo de Alfabetização da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como foco a utilização de jogos pedagógicos no processo de recomposição das aprendizagens de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em turma de correção de fluxo (3º, 4º, 5º anos). O trabalho possui um caráter descritivo e qualitativo e foi construído a partir da observação, participante, que ocorreu entre fevereiro e agosto de 2025, junto a uma turma composta por treze estudantes com distorção idade-ano, oriundos de turmas entre o 2º e o 5º ano. As atividades envolvendo o trabalho de apropriação do Sistema de Escrita Alfabético (SEA), foram planejadas e aplicadas por bolsistas do PIBID, em articulação com o professor supervisor, tendo como estratégia o uso de jogos pedagógicos.  Para este trabalho foram selecionados quatro jogos: Jogo da Velha Silábico, Corre e Descobre, Palavreando e Sílabas em Cena, todos elaborados a partir de materiais acessíveis, com objetivos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica, ao enriquecimento do vocabulário, ao domínio ortográfico e à ampliação do repertório lexical. Os resultados indicaram que a inserção de práticas lúdicas possibilitou maior engajamento dos estudantes, favoreceu a cooperação entre pares, ao mesmo tempo em que diversificou as propostas de sala de aula, indo além das atividades mais convencionais como cópia e fichas. Além disso, foi possível observar avanços significativos no reconhecimento de sílabas, na formação de palavras, no uso adequado da ortografia e no desenvolvimento da oralidade, aspectos fundamentais para a alfabetização e o letramento. As análises confirmaram que os jogos pedagógicos, ao combinarem ludicidade e ensino sistematizado, constituem instrumentos potentes para a recomposição das aprendizagens em contextos de heterogeneidade, demonstrando sua relevância na promoção de práticas mais inclusivas e equitativas.

  • Palavras-chave
  • alfabetização, recomposição das aprendizagens, jogos pedagógicos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica