A existência de ansiedade na sala de aula não é um assunto novo, já sendo abordado em diversas áreas, principalmente na psicologia e na educação. Assim, essa apresentação busca explorar um aspecto intrínseco ao ensino de línguas estrangeiras: a oralidade e a aquisição de vocabulário, especificamente sob a perspectiva de como abordá-los de uma maneira cômica de modo a diminuir a ansiedade dos estudantes durante atividades com foco nesses aspectos. A proposta da apresentação é utilizar as histórias em quadrinhos publicadas em meios digitais (webcomics) para deixar o ambiente da sala de aula mais descontraído, incentivando maior participação dos estudantes, e facilitar o ensino-aquisição de vocabulário. Quanto ao ensino da oralidade através da leitura e escrita, ainda dentro do universo de quadrinhos, abordaremos como esse aspecto foi trazido em um workshop realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano - Aurora, onde utilizamos a webcomic dublada Kid Vampire de autoria do artista conhecido virtualmente como Mummy Joe. O workshop foi realizado por meio de uma sequência didática com intuito final da criação de histórias em quadrinhos originais dos alunos. As etapas incluem: apresentação do gênero webcomic e do quadrinho dublado Kid Vampire; pergunta com o site Mentimeter para ativação de conhecimentos prévios de humor; exploração de gírias e recursos de oralidade através do emprego e afastamento da norma padrão na escrita; produção colaborativa de diálogos humorísticos; socialização das produções através de uma apresentação; autoavaliação por meio do Google Forms a respeito do grau de desconforto causados antes e depois das atividades. Os resultados demonstraram redução da ansiedade induzida pela exposição dos alunos, que reportaram se sentirem mais motivados, engajados e menos intimidados em falar inglês em público.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica