O USO DO HUMOR ATRAVÉS DE WEBCOMIC NAS AULAS DE INGLÊS: UMA PERSPECTIVA FOCADA NO ENSINO DA ORALIDADE ATRAVÉS DA ESCRITA

  • Autor
  • Ana Beatriz Cavalcanti de Melo
  • Co-autores
  • Lualin Bastos de Farias , Maria da Conceição de Souza , Ricardo Rios Barreto Filho
  • Resumo
  • A existência de ansiedade na sala de aula não é um assunto novo, já sendo abordado em diversas áreas, principalmente na psicologia e na educação. Assim, essa apresentação busca explorar um aspecto intrínseco ao ensino de línguas estrangeiras: a oralidade e a aquisição de vocabulário, especificamente sob a perspectiva de como abordá-los de uma maneira cômica de modo a diminuir a ansiedade dos estudantes durante atividades com foco nesses aspectos. A proposta da apresentação  é utilizar as histórias em quadrinhos publicadas em meios digitais (webcomics) para deixar o ambiente da sala de aula mais descontraído, incentivando maior  participação dos estudantes, e facilitar o ensino-aquisição de vocabulário. Quanto ao ensino da oralidade através da leitura e escrita, ainda dentro do universo de quadrinhos, abordaremos como esse aspecto foi trazido em um workshop realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano - Aurora, onde utilizamos a webcomic dublada Kid Vampire de autoria do artista conhecido virtualmente como Mummy Joe. O  workshop foi realizado por meio de uma sequência didática com intuito final da criação de histórias em quadrinhos originais dos alunos. As etapas incluem: apresentação do gênero webcomic e do quadrinho dublado Kid Vampire; pergunta com o site Mentimeter para ativação de conhecimentos prévios de humor; exploração de gírias e recursos de oralidade através do emprego e afastamento da norma padrão na escrita; produção colaborativa de diálogos humorísticos; socialização das produções através de uma apresentação; autoavaliação por meio do Google Forms a respeito do grau de desconforto causados antes e depois das atividades. Os resultados demonstraram redução da ansiedade induzida pela exposição dos alunos, que reportaram se sentirem mais motivados, engajados e menos intimidados em falar inglês em público.

  • Palavras-chave
  • Humor, Oralidade, Ansiedade, Ensino de inglês, História em quadrinhos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica