No subprojeto Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens, foram desenvolvidas práticas pedagógicas voltadas a turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com foco na superação de lacunas intensificadas pelo contexto pós-pandemia. Este trabalho apresenta a experiência de elaboração e aplicação de uma sequência didática realizada no 3º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar (Recife/PE), contemplando os eixos da Língua Portuguesa: leitura, oralidade, produção textual e ortografia. As atividades buscaram estimular aprendizagens significativas, autonomia, criatividade e comunicação dos estudantes. A vivência possibilitou refletir sobre a importância do planejamento, da execução e da avaliação das práticas docentes, ressaltando a relevância do PIBID na formação inicial e na construção de profissionais comprometidos com a educação pública de qualidade.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica