Recomposição das Aprendizagens: Articulação dos Eixos da Língua Portuguesa em Propostas Lúdicas

  • Autor
  • Danieli de Sousa Vicente
  • Co-autores
  • Jamily Vitoria Lacerda Ferreira , Juliana Guerra de Holanda Cavalcanti , Sandra Michelle Monteiro da Costa
  • Resumo
  • No subprojeto Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens, foram desenvolvidas práticas pedagógicas voltadas a turmas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com foco na superação de lacunas intensificadas pelo contexto pós-pandemia. Este trabalho apresenta a experiência de elaboração e aplicação de uma sequência didática realizada no 3º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar (Recife/PE), contemplando os eixos da Língua Portuguesa: leitura, oralidade, produção textual e ortografia. As atividades buscaram estimular aprendizagens significativas, autonomia, criatividade e comunicação dos estudantes. A vivência possibilitou refletir sobre a importância do planejamento, da execução e da avaliação das práticas docentes, ressaltando a relevância do PIBID na formação inicial e na construção de profissionais comprometidos com a educação pública de qualidade.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; Recomposição das Aprendizagens; Práticas Pedagógicas; Ensino Fundamental;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica