TAMPINHAS DE GARRAFA PET: DE LIXO A RECURSO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

  • Autor
  • Maria Clara Lins de Amorim
  • Co-autores
  • Marcos Vinicius Cassimiro Rodrigues , Leonardo Vieira Cordeiro , Victória Monteiro de Azevedo , Tamara Gomes Carvalho , Thyana Farias Galvão
  • Resumo
  • Alinhado com o tema do ano letivo de 2025 da Rede Municipal de Ensino do Recife "Educação, Meio ambiente e Sustentabilidade: tecendo práticas para a construção de uma sociedade consciente”, uma sequência didática foi desenvolvida com o objetivo de elucidar sobre a gestão de resíduos sólidos e as consequências do descarte inadequado, com foco nos trabalhadores da área. Esta sequência didática se apoia na necessidade de se construir uma cultura ambiental por meio de experiências práticas. A oficina foi aplicada em duas turmas da Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo, no 8º ano C e no 6º ano D. Em um primeiro momento, a aula se deu através de uma apresentação de slides, vídeos e imagens, e, após isso, um jogo interativo foi aplicado, com o nome de “Bolinha ou Tampinha?”, produzido a partir de tampinhas de garrafas PET. Em ambas as turmas aplicadas, observou-se a compreensão de que o descarte inadequado de resíduos não prejudica apenas o meio ambiente, mas também impacta diretamente a saúde e as condições de trabalho de milhares de pessoas. As atividades aplicadas na Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo não foram apenas pertinentes, mas urgentes, visto que os autores notaram que o ambiente escolar da instituição apresenta uma notável quantidade de resíduos descartados de maneira incorreta.

  • Palavras-chave
  • Educação ambiental, gestão de resíduos, reciclagem
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica