VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS NO PIBID: OFICINA DE TECIDO PLÁSTICO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

  • Autor
  • Cibelle Cavalcanti de Pontes
  • Co-autores
  • Heloísa Sá Barreto Silva , João Victor Bezerra de Oliveira Santos , Luca José Ferreira Lima , Tamara Gomes Carvalho , Thyana Farias Galvão
  • Resumo
  • Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido por licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em diferentes escolas da rede pública de Pernambuco. As oficinas tiveram como proposta a confecção de um tecido plástico a partir da reutilização de sacolas, estimulando a reflexão sobre sustentabilidade e reciclagem. De natureza qualitativa, a pesquisa foi estruturada como relato de experiência, caracterizando-se também como pesquisa-ação e estudo de caso. A metodologia envolveu atividades práticas e expositivas, nas quais os estudantes participaram do processo de transformação do material plástico. O estudo busca evidenciar como práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental podem contribuir tanto para a aprendizagem dos alunos quanto para a formação inicial dos licenciandos.

  • Palavras-chave
  • Tecido Plástico, sustentabilidade, prática pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica