Aprender com o corpo: práticas interdisciplinares entre pedagogia e educação física em uma turma de 4º ano

  • Autor
  • Emilly Júlia Câmara de Lima
  • Co-autores
  • Ana Clara Silva de Lima Alves , Felipe Augusto da Silva Souza , Hugo Henrique de Melo Silva , Suzana da Silva Carneiro , Magna Sales Barreto
  • Resumo
  • Este trabalho explora a integração da Pedagogia e da Educação Física no processo de aprendizagem de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental, abordando a visão reducionista da Educação Física e a fragmentação do conhecimento escolar. A pesquisa, inserida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), busca combater a negligência da Educação Física, reconhecendo-a como fundamental para o desenvolvimento integral do estudante, conforme a legislação educacional e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O referencial teórico fundamenta-se em autores como Freire (1996), Vygotsky (1991), Libâneo (2012), Pimenta (1999), Bracht (1999), João Batista Freire (2001), Neira e Nunes (2009), Kunz (2001) e Fazenda (2008), que discutem a integralidade da formação, a identidade docente, a Educação Física como campo de conhecimento e a interdisciplinaridade. A metodologia empregou uma abordagem qualitativa, caracterizada como relato de experiência, com intervenções realizadas em uma escola pública municipal. As práticas foram planejadas de forma interdisciplinar, utilizando o corpo e o movimento como mediadores da aprendizagem em atividades lúdicas que exploraram conceitos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, entre outros. Os principais resultados indicam que a interdisciplinaridade favoreceu o engajamento ativo dos estudantes, a socialização, a cooperação e a construção de conhecimentos de forma mais significativa e prazerosa, transformando os bolsistas em mediadores de experiências e fortalecendo a compreensão dos conteúdos.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Física, Pedagogia, Interdisciplinaridade, Anos Iniciais, Desenvolvimento Integral.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica