No presente trabalho, buscamos compartilhar a experiência de estudantes de licenciatura em Letras - Português da Universidade Federal de Pernambuco, que têm a oportunidade de participar do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e de desenvolver suas práticas pedagógicas, em consonância com a teoria aprendida. Para isso, inseridos no projeto guarda-chuva intitulado "Produção de texto na Educação Básica: caminhos entre a escola e a universidade" e orientado pela Professora Doutora do Departamento de Letras Siane Góis, desenvolvemos o projeto didático temático intitulado "O artigo de opinião como forma de reflexão crítica sobre o papel político-social do movimento Manguebeat”, em uma turma de 3° ano da Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na zona norte da cidade do Recife/Pernambuco e supervisionado pela Professora da Educação Básica Thaiane Albuquerque. O projeto em questão visou a articulação e a conexão entre os eixos de ensino (Leitura, Análise Linguística e Semiótica, Produção Textual e Oralidade) da Língua Portuguesa. Para o desenvolvimento desse relato de experiência, baseamos-nos no dito por Cavalcante e Rodrigues Júnior (2005), pois compreendemos a escola como ambiente formador e constituidor de sujeitos e significados. Além disso, conforme Vygotsky (2001), buscamos destacar os conhecimentos prévios e as experiências sociais dos estudantes, tendo em vista a atuação docente como mediação e a participação ativa dos estudantes. Também, segundo Caretta (2016), planejamos, organizamos as formas de ação e escolhemos o gênero principal a ser trabalhado, o artigo de opinião e os gêneros secundários, canções, notícias, manifesto e documentário. Desse modo, esperamos, após o desdobramento do projeto, desenvolver o senso crítico e reflexivo dos estudantes a respeito da temática, mas também aproximá-los da cultura recifense/pernambucana refletida no movimento Manguebeat.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica