O presente artigo traz um relato de experiência advinda da vivência do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Teatro na Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe (EREMB), tendo com foco a investigação acerca das contribuições da Pedagogia do Teatro na identificação das variadas situações de violência no ambiente escolar bem como na possibilidade desta pedagogia ser fator determinante para a mudança destas situações. Ingrid Koudela, Miriam Abramovay e Paulo Freire compuseram o referencial teórico utilizado na presente pesquisa em andamento . Sendo de caráter qualitativo, utiliza a metodologia da pesquisa-ação, com grupo focal 40 estudantes da 2.ª série do Ensino Médio da referida unidade escolar. Os resultados não foram conclusivos, obtendo de maneira efetiva até o presente momento o engajamento e comprometimento dos estudantes nas práticas e discussões propostas, almejando-se, no futuro, produzir reflexão e discussões coletivas acerca de situações de violência na sociedade , a partir da linguagem teatral, de maneira mais objetiva e aprofundada.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica