O presente trabalho tem como objetivo relatar experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Núcleo de Alfabetização da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE: Caminhos da Alfabetização: Heterogeneidades, Hipóteses e Avanços Nas Práticas Do PIBID, tendo como foco o processo de recomposição das aprendizagens de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em turma de correção de fluxo da Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros, localizada no bairro Vasco da Gama, em Recife. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, que ocorreu entre fevereiro e agosto de 2025, fundamenta-se em autores como Leal e Pessoa (2023), Ferreiro e Teberosky (1979), Oliveira (2019) e Mainardes (2008), destacando a heterogeneidade como característica inerente ao processo de alfabetização. A metodologia adotada alia elementos da pesquisa-ação, uma vez que os bolsistas não apenas observaram, mas também interviram no contexto escolar, elaborando e aplicando atividades que buscavam contemplar as diferentes hipóteses de escrita presentes na turma. Para este trabalho foi selecionado o jogo de Einstein adaptado, elaborado a partir de modelos diferentes de fichas de atividade para cada grupo de hipótese de escrita, com o objeto de desenvolver de forma interdisciplinar conceitos matemáticos, como lateralidade, localização espacial e raciocínio lógico e língua portuguesa, como leitura e interpretação textual. Os resultados dessa e de outras atividades feitas, evidenciaram avanços significativos na leitura e na escrita, especialmente no caso de estudantes que, inicialmente em hipóteses mais elementares, alcançaram maior fluência e autonomia. Por fim, a ludicidade nas atividades se mostrou eficaz para promover engajamento, cooperação e interesse. Percebeu-se que a heterogeneidade, antes considerada um desafio complexo, se revelou igualmente como um recurso pedagógico valioso, ao estimular o desenvolvimento de práticas criativas por parte dos futuros docentes, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica