VIVÊNCIAS DO PIBID NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR PELO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DE SALAS DE AULA INCLUSIVAS

  • Autor
  • Wemilly Marielly Fernandes de Sena
  • Co-autores
  • Viviane Miguel da Silva , Devid Moura da Silva , Tícia Cassiany Ferro Cavalcanti , Raquel de Lima Melo Fernandes
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta um relato de experiência das vivências de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no núcleo de inclusão dentro da perspectiva do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) em uma escola da rede municipal de ensino do município do Recife, com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada baseou-se na observação dos participantes e entrevistas semi-estruturadas, configurando um estudo de caso focado em dois estudantes da turma, com o intuito de compreender as práticas educativas direcionadas a crianças com deficiência. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se nos princípios do DUA, que propõe a adaptação do ensino para atender às diversas necessidades dos alunos, promovendo a inclusão efetiva no ambiente escolar. A análise dos dados encontrados permitiu identificar desafios e estratégias adotadas pelos educadores para garantir o acesso e a participação dos estudantes com deficiência e outras dificuldades de aprendizagem nas atividades pedagógicas. Os resultados indicaram que a aplicação dos conceitos do DUA contribui para a construção de um ambiente mais inclusivo, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, o relato evidencia a importância da formação continuada dos professores e do engajamento da comunidade escolar para o sucesso das práticas inclusivas. A reflexão proposta pelo estudo reforça a necessidade de repensar as abordagens educacionais tradicionais, buscando sempre a flexibilização e a personalização do ensino, de modo a atender às especificidades de cada aluno e promover a equidade no processo de aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • Inclusão, Desenho Universal da Aprendizagem, práticas educativas, estudo de caso, equidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica