Este trabalho descreve a construção e o impacto de uma Tecnologia Assistiva (TA) no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo teve como objetivo demonstrar a importância de garantir a inclusão plena de crianças com deficiência desde a primeira infância, utilizando a TA como ferramenta para ampliar habilidades funcionais e promover autonomia. A metodologia consistiu na observação e intervenção com uma criança de 1 ano diagnosticada com Hidrocefalia e Mielomeningocele, que apresentava dificuldades de motricidade e sustentação da cabeça. Após acompanhamento e conversa com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), foi proposta a construção de uma cadeira de posicionamento adaptada para a criança, visando fornecer o suporte corporal necessário para o seu desenvolvimento. A cadeira foi confeccionada de maneira simples, utilizando materiais acessíveis como espaguete de piscina, abraçadeiras e uma cadeira infantil de plástico. A adaptação foi feita sob medida para a criança, oferecendo o suporte adequado para a sua postura sentada, alinhamento corporal e melhor desempenho de suas funções. Os resultados mostraram que a cadeira adaptada se configurou como um recurso essencial para a aprendizagem e participação da criança, promovendo o alinhamento corporal, a interação com o ambiente e o desenvolvimento motor. A cadeira é um exemplo da dimensão instrumental da acessibilidade, que busca adaptar recursos para atender às necessidades específicas dos indivíduos. O estudo concluiu que a tecnologia assistiva é um pilar fundamental para a inclusão e o desenvolvimento integral de crianças com deficiência, pois amplia sua independência e qualidade de vida.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica