Este relato de experiência apresenta ações desenvolvidas por licenciandas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculadas ao Núcleo de Educação Inclusiva, com foco na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da acessibilidade comunicacional. A proposta teve como base os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), visando promover práticas pedagógicas que favoreçam a participação e aprendizagem de todos os alunos. As atividades ocorreram semanalmente em uma instituição situada no bairro de Casa Forte, Recife- PE. A turma observada, do 1º ano do Ensino Fundamental, é composta por 27 crianças, das quais cinco são público-alvo da Educação Especial. Foram realizadas observações sistemáticas, entrevistas com a equipe escolar, estudos de caso e intervenções pedagógicas. Dentre as ações, destacam-se a adaptação da avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com pictogramas do banco "ARASAAC", atividades com parlendas populares plastificadas e mapeamento dos espaços escolares para sinalização com recursos visuais. Os resultados evidenciaram avanços significativos na participação dos alunos, que demonstraram maior engajamento e autonomia nas atividades. O uso de recursos visuais e táteis contribuiu para a compreensão e expressão dos estudantes, reduzindo barreiras no processo de aprendizagem. Além disso, propocionou as licenciandas uma formação sensível e crítica, que fortalece o compromisso com a educação inclusiva.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica