Aula, Voz e Denúncia: Oralidade e Crítica nas Estéticas do Realismo e Naturalismo

  • Autor
  • Rayenny Alves da Silva
  • Co-autores
  • Jessica Rodrigues de Sousa , Marina Fernandes Galdino Leite , Andréa Silva Moraes
  • Resumo
  • Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido durante o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no curso Letras/Português, coordenado pela Profa. Dra. Andréa Moraes e intitulado “Produção de texto na Educação Básica: caminhos entre a escola e a universidade". O subprojeto “Aula, voz e denúncia: Oralidade e Crítica nas estéticas do Realismo e Naturalismo” foi desenvolvido na Escola Técnica Professor Lucilo Ávila, com estudantes do 2° ano do Ensino Médio, de agosto a setembro de 2025. Durante a observação de aulas não-participativas, notou-se a dificuldade da turma em organizar e articular ideias ao argumentar nos debates propostos em aula. O objetivo geral deste projeto de ensino foi desenvolver o eixo de oralidade a partir das estéticas do Realismo e Naturalismo, refletindo a função social da literatura frente aos problemas sociais ao longo do tempo. Dentre outras produções textuais, a proposta consistiu na elaboração de um Podcast feito pelos estudantes, partindo das discussões sobre as obras realistas-naturalistas em diálogo com temáticas pertinentes à realidade dos alunos. A fundamentação teórica para abordar movimentos literários durante a regência se baseia em Coutinho (2004), Bosi (2015), Cosson (2006) e Rouxel e Langlade (2004). A reflexão sobre os gêneros discursivos foi embasada em Bazerman (2021), que os considera ferramentas de ação social, permitindo o desenvolvimento de atividades mais contextualizadas e significativas; as contribuições de Koch (2022) e Marcuschi (2007) foram fundamentais para guiar os processos de leitura, escrita e oralidade dos estudantes. Para tratar dos podcasts, as concepções de Nascimento (2025) foram o alicerce utilizado, enquanto a abordagem do letramento foi guiada pela perspectiva Rojo (2012). Ao final desta vivência, foi possível perceber como os podcasts podem auxiliar no desenvolvimento de competências argumentativas, promovendo o debate através da oralidade enquanto articulam-se multiletramentos diversos.

  • Palavras-chave
  • Oralidade, Podcast, Denúncia, Literatura, Social.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
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ISBN  978-65-01-82058-3 

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