Parentes: Uma experiência PIBIDiana sobre sonoridades indígenas na escola

  • Autor
  • Daniel de Andrade Duarte
  • Co-autores
  • Giselle Iris Albuquerque Barbosa , Linaldo Lima da Silva , Hugo Ramos Silva , Gabriela de Almeida Apolonio
  • Resumo
  •  

    Este relato de experiência tem por objetivo a exposição das atividades realizadas sobre o projeto “Sonoridades Indígenas de Pernambuco”, na Escola Municipal de Tempo Integral Vereador  Antônio Januário, da rede de educação básica de Jaboatão dos Guararapes – PE, pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco com base na Lei Federal de nº 11.645/2008, relativa à obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica.  Baseando-nos no ensino da música na escola básica a partir do que apresentam Queiroz (2020) sobre um currículo decolonial, Souza (2021), sobre o ensino da música e a afrodiasporicidade e Santos (2020) sobre as cosmologias e sonoridades indígenas do nordeste e colonialidade, o presente trabalho apresenta um relado das experiências vivenciadas durante as intervenções sobre sonoridades e musicalidades indígenas, realizadas em turmas do 7º ano durante os meses de março e abril ano de 2025.  Foram planejadas intervenções para 5 semanas, tendo por meta a construção do conhecimento sobre os povos indígenas do Nordeste e suas sonoridades, que incluem formas de fazer, de cantar, culminando com uma oficina de confecção de maracás e de composição de um Toré. O trabalho teve como resultado a partilha dos saberes tradicionais e dos conhecimentos musicais, trabalhando o currículo de música previsto no município de maneira colaborativa e a experiência da docência em música na escola básica.

     

  • Palavras-chave
  • educação musical, escola básica, ensino de música, sonoridades indígenas, BNCC.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica