Este relato de experiência tem por objetivo a exposição das atividades realizadas sobre o projeto “Sonoridades Indígenas de Pernambuco”, na Escola Municipal de Tempo Integral Vereador Antônio Januário, da rede de educação básica de Jaboatão dos Guararapes – PE, pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco com base na Lei Federal de nº 11.645/2008, relativa à obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Baseando-nos no ensino da música na escola básica a partir do que apresentam Queiroz (2020) sobre um currículo decolonial, Souza (2021), sobre o ensino da música e a afrodiasporicidade e Santos (2020) sobre as cosmologias e sonoridades indígenas do nordeste e colonialidade, o presente trabalho apresenta um relado das experiências vivenciadas durante as intervenções sobre sonoridades e musicalidades indígenas, realizadas em turmas do 7º ano durante os meses de março e abril ano de 2025. Foram planejadas intervenções para 5 semanas, tendo por meta a construção do conhecimento sobre os povos indígenas do Nordeste e suas sonoridades, que incluem formas de fazer, de cantar, culminando com uma oficina de confecção de maracás e de composição de um Toré. O trabalho teve como resultado a partilha dos saberes tradicionais e dos conhecimentos musicais, trabalhando o currículo de música previsto no município de maneira colaborativa e a experiência da docência em música na escola básica.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica