Desafios e Possibilidades no Ensino de Geometria Gráfica: um relato de experiência à luz do Modelo dos Campos Semânticos

  • Autor
  • Diogo Silva Dos Prazeres
  • Co-autores
  • Wesley Alexandro de Andrade Silva , João Vitor da Silva Vasconcelos , Bruno Leite Ferreira , Thyana Farias Galvão
  • Resumo
  • Este relato de experiência analisa os desafios enfrentados por alunos e professores na condução de projetos longos em sala de aula, realizados no Colégio de Aplicação da UFPE (CAp) em turmas do ensino fundamental e médio, na disciplina de Geometria Gráfica. A partir do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), buscou-se compreender como os estudantes constroem significados ao longo das atividades, que envolveram a confecção de uma íris mecânica e a representação gráfica do letreiro do CAp. O estudo evidencia dificuldades ligadas à complexidade das propostas, ao domínio de conceitos básicos de desenho técnico e à organização do cronograma, ressaltando a importância do planejamento e da mediação docente para favorecer a aprendizagem e a produção de conhecimento.

     

  • Palavras-chave
  • Modelo dos Campos Semânticos. Projetos. Educação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica