Este relato de experiência analisa os desafios enfrentados por alunos e professores na condução de projetos longos em sala de aula, realizados no Colégio de Aplicação da UFPE (CAp) em turmas do ensino fundamental e médio, na disciplina de Geometria Gráfica. A partir do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), buscou-se compreender como os estudantes constroem significados ao longo das atividades, que envolveram a confecção de uma íris mecânica e a representação gráfica do letreiro do CAp. O estudo evidencia dificuldades ligadas à complexidade das propostas, ao domínio de conceitos básicos de desenho técnico e à organização do cronograma, ressaltando a importância do planejamento e da mediação docente para favorecer a aprendizagem e a produção de conhecimento.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica