PIBID E INCLUSÃO: LIMITES E POTENCIALIDADES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

  • Autor
  • Maria laura Santos vieira
  • Co-autores
  • Talita Bezerra da Silva , Marylia Yara da Silva , Anik Ramonyellen Costa Silva Cyreno , Débora Bazante , Rafaella Asfora
  • Resumo
  • O presente trabalho é fruto das experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto “Estratégias de ensino para inclusão educacional de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): acessibilidade comunicacional”, desenvolvido na Escola Municipal Padre Donino, em Casa Forte. A proposta busca refletir sobre os desafios e potencialidades da inclusão escolar, considerando não apenas os aspectos pedagógicos, mas também os contextos sociais, familiares e econômicos que influenciam diretamente a permanência e o desenvolvimento dos alunos. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa e caráter descritivo-reflexivo, com base em relatos de experiência. Casos observados durante o projeto revelaram que a exclusão escolar vai além da falta de recursos didáticos, sendo agravada por fatores como ausência de transporte adequado, desorganização emocional e contextos familiares fragilizados. A escuta atenta e o olhar sensível da supervisora docente foram fundamentais para ampliar a compreensão sobre a realidade dos estudantes e suas vivências fora da escola. Nesse contexto, destaca-se o método DHACA como uma importante ferramenta de inclusão. Trata-se de uma intervenção fonoaudiológica brasileira voltada ao desenvolvimento da comunicação funcional de crianças com TEA, baseada na teoria sociopragmática e na utilização de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). O método contribui para a autonomia, o fortalecimento dos vínculos sociais e a participação ativa no ambiente escolar. Conclui-se que a inclusão requer ações articuladas entre escola, família e políticas públicas, além de estratégias comunicacionais eficazes que considerem a criança em sua totalidade. Assim, o PIBID se mostra uma experiência formativa relevante para a construção de uma prática docente mais humana, crítica e comprometida com a justiça social.

  • Palavras-chave
  • Inclusão Escolar; PIBID; Formação Docente; Comunicação Aumentativa e Alternativa; Desafios Educacionais.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

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