A oficina “San Juan: Influencias Amefricanas” propõe uma releitura da Festa Junina a partir do reconhecimento das influências indígenas e africanas historicamente invisibilizadas. A justificativa parte da crítica à visão eurocêntrica e cristã predominante nessa celebração, buscando valorizar a diversidade cultural que compõe a tradição junina brasileira. O objetivo principal é promover uma reflexão crítica sobre essas influências, fomentando o reconhecimento da Amefricanidade, conceito de Lélia Gonzalez, como elemento estruturante da identidade cultural brasileira. Teoricamente, a proposta se baseia em obras como “As Raízes Indígenas das Festas Juninas” (Prezia, 2020), “A Cristalização da Cultura e Memória dos Povos Pagãos” (VALENTIM; PEREIRA; CORDEIRO, 2024), além do texto de Gonzalez (1988), articulando debates sobre cultura, memória e identidade. A oficina também se alinha ao Subprojeto de Letras – Espanhol do PIBID, contribuindo para a formação docente com foco em práticas interculturais e metodologias inovadoras. A metodologia inclui três encontros realizados na EREM Professor Cândido Duarte com alunos do 2º ano do Ensino Médio. O primeiro momento aborda a origem da Festa Junina por meio de produções audiovisuais. No segundo, a dinâmica “La Roda de Ritmos” aproxima os alunos de ritmos como Forró, Baião e Cumbia. No terceiro, o “Glossário Mímico” e a escuta da Conga cubana destacam elementos simbólicos das culturas indígenas e africanas. Como avaliação, os estudantes criarão um Cartaz Cultural Criativo para divulgar ritmos juninos, valorizando suas raízes pluriculturais. Assim, a oficina busca construir um espaço educativo que promova o reconhecimento das relações étnico-raciais na escola, contribuindo para uma educação mais inclusiva e sensível à diversidade cultural.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica