A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID-DANÇA: A PRODUÇÃO DE METODOLOGIAS QUE CONVIDAM AS RUAS PARA A ESCOLA

  • Autor
  • Danilo do santos da silva
  • Co-autores
  • Samuel Diego José da Silva , Thereza Larissa Moura Lemos de Barros , Yulliane Lauandah Gomes da Silva
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta as reflexões sobre a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Dança, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A principal proposta é investigar e relatar práticas pedagógicas criadas por licenciandos em dança que, durante seus primeiros contatos com a docência em escola publica, buscaram construir metodologias que já existem nas ruas para o ambiente escolar.  A partir da observação dos contextos socioculturais em que os estudantes estão inseridos, os bolsistas desenvolveram estratégias que valorizam o conhecimento e expressões urbanas, movimentos periféricos e manifestações populares. O documento destaca como essas contribuições ampliaram o repertório dos estudantes, promovendo o protagonismo juvenil e reafirmou o vínculo entre a escola e comunidade

  • Palavras-chave
  • Pibid, dança, prática docente, escola e comunidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica