Este trabalho apresenta as reflexões sobre a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Dança, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A principal proposta é investigar e relatar práticas pedagógicas criadas por licenciandos em dança que, durante seus primeiros contatos com a docência em escola publica, buscaram construir metodologias que já existem nas ruas para o ambiente escolar. A partir da observação dos contextos socioculturais em que os estudantes estão inseridos, os bolsistas desenvolveram estratégias que valorizam o conhecimento e expressões urbanas, movimentos periféricos e manifestações populares. O documento destaca como essas contribuições ampliaram o repertório dos estudantes, promovendo o protagonismo juvenil e reafirmou o vínculo entre a escola e comunidade
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica