MUSILAB – LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO MUSICAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Autor
  • Vitor Morais Castanheira
  • Co-autores
  • Juliana Ribeiro do Carmo Freitas , Robert Denilo Oliveira Ferreira , Alesson Lucas Oliveira de Queiroz
  • Resumo
  • Este artigo relata a experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do projeto MUSILAB - Laboratório de Produção Musical, uma disciplina eletiva oferecida a estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II na Escola Municipal de Tempo Integral Arraial Novo do Bom Jesus. A iniciativa teve como objetivo central explorar a produção musical como ferramenta de aprendizagem criativa, integrando tecnologias digitais ao cotidiano escolar. Por meio do uso da plataforma BandLab e de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT, os alunos foram incentivados a compor, arranjar e gravar as suas próprias músicas, vivenciando todas as etapas do processo criativo. Este relato descreve a metodologia adotada, os desafios enfrentados, as atividades desenvolvidas e as reflexões sobre os resultados alcançados, destacando o potencial da tecnologia para promover o protagonismo estudantil, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades musicais e transversais.

  • Palavras-chave
  • Educação musical, Tecnologia, Inteligência Artificial, Produção Musical.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

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