Este artigo relata a experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do projeto MUSILAB - Laboratório de Produção Musical, uma disciplina eletiva oferecida a estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II na Escola Municipal de Tempo Integral Arraial Novo do Bom Jesus. A iniciativa teve como objetivo central explorar a produção musical como ferramenta de aprendizagem criativa, integrando tecnologias digitais ao cotidiano escolar. Por meio do uso da plataforma BandLab e de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT, os alunos foram incentivados a compor, arranjar e gravar as suas próprias músicas, vivenciando todas as etapas do processo criativo. Este relato descreve a metodologia adotada, os desafios enfrentados, as atividades desenvolvidas e as reflexões sobre os resultados alcançados, destacando o potencial da tecnologia para promover o protagonismo estudantil, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades musicais e transversais.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica