APLICAÇÃO DO CONTEÚDO LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Wilson Amaro Félix Silva
  • Co-autores
  • Ubert Felipe De França Pereira , Appolo Silva Nascimento Dos Santos , Mirella Vitória Dos Santos Caitano , Ana Lúcia Santos Ramos , Daniel da Rocha Queiroz
  • Resumo
  • O relato descreve uma experiência pedagógica realizada com uma turma do ensino médio-técnico da Escola Técnica Estadual Miguel Batista (Recife-PE), abordando o conteúdo “Lutas”, conforme orientações da BNCC para Educação Física. O objetivo foi integrar teoria e prática, oferecendo aos estudantes vivências corporais, sociais e culturais relacionadas às lutas, ao mesmo tempo em que futuros professores consolidavam sua prática docente. A intervenção ocorreu em 03 de setembro de 2025, com duração de 50 minutos, utilizando apenas cones, cordas e demarcações simples, sem tatames, e adotando adaptações pedagógicas para garantir segurança e participação ativa.

    As atividades foram desenvolvidas em duplas e grupos, com exercícios de oposição e desequilíbrio, sempre contextualizados por diálogos iniciais. Destacaram-se três propostas principais: o Jogo do Cone, para aprimorar atenção, tempo de reação e postura; o Desafio dos Três Estágios, em fases progressivas, favorecendo força, resistência, raciocínio tático e autocontrole; e a Batalha de Gigantes, que estimulou técnica, postura, liderança, cooperação e equilíbrio emocional.

    Os resultados evidenciaram engajamento, entusiasmo, cooperação e respeito às regras, confirmando que as lutas podem ser trabalhadas pedagogicamente para desenvolver valores éticos e sociais, superando a visão de violência associada ao tema. As adaptações criativas e o uso de recursos simples mostraram-se eficazes para a vivência segura e significativa do conteúdo, mesmo em turmas sem experiência prévia.

    Conclui-se que a intervenção possibilitou aos estudantes compreenderem os fundamentos das lutas, integrando teoria e prática, além de estimular autocontrole, estratégias corporais e socialização. O trabalho demonstra a relevância de metodologias ativas e adaptadas à realidade escolar para a construção de aprendizagens significativas em Educação Física.

  • Palavras-chave
  • Educação física; Lutas; Escola
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica