O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) busca aproximar estudantes de licenciatura da realidade escolar, fortalecendo a formação docente através da articulação entre teoria e prática. Este trabalho apresenta a experiência de bolsistas da Licenciatura em Expressão Gráfica da UFPE na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, desenvolvida entre fevereiro e setembro de 2025, junto às turmas de 1º ano do curso técnico integrado em Design Gráfico. As ações envolveram observação participante em aulas de Computação Gráfica e Prática Profissional, além da realização de oficinas interdisciplinares, como Tesselação inspirada em Escher e Formação Maker com Corte a Laser, que integraram conteúdos de geometria, expressão gráfica e cultura maker. Os resultados evidenciam maior engajamento dos alunos através de metodologias ativas, desenvolvimento de competências técnicas e criativas, além do amadurecimento pedagógico dos bolsistas. A experiência demonstrou que a interdisciplinaridade entre Expressão Gráfica e Design Gráfico favorece tanto a formação dos estudantes do ensino técnico quanto o desenvolvimento profissional dos futuros professores, reafirmando a importância do PIBID como política pública essencial para a qualificação da educação profissional e tecnológica.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica