RESGATE CULTURAL: A VIVÊNCIA DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OFICINA DE PIPA

  • Autor
  • Evellin Joyce Silva Araújo
  • Co-autores
  • Ana Letícia Nascimento dos Santos , Denis Almeida Vital , Carlos Freire de Sousa , Carla Caroliny de Almeida Santana , Daniel da Rocha Queiroz
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiencia de uma oficina de construção e vivência da pipa. A atividade foi desenvolvida pelos Pibidianos UFPEEducação Física no CODAI - Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE e aplicada para a turma do 3º ano do Ensino Médio na disciplina eletiva Laboratório de Jogos. A iniciativa surgiu através da professora supervisora que constatou que muitos adolescentes nunca haviam tido a experiência com tal prática, notando o distanciamento cultural em relação às vivências tradicionais, o que é influenciado pela forte presença da tecnologia e pelas mudanças de relações e convívios sociais. A oficina buscou resgatar tal prática cultural como recurso pedagógico para ampliar a vivência e o repertório dos alunos, além de valorizar a cultura popular dentro do ambiente escolar. A atividade foi realizada em dois encontros com cerca de 25 alunos participantes e dividida em três etapas: diálogo inicial sobre experiências prévias dos alunos sobre a prática, confecção das pipas com materiais simples e acessíveis e, por último, o momento de empinar as pipas. Durante todo o processo, foi possível ver o engajamento dos estudantes, principalmente no momento em que viram suas produções tomando forma e voando no espaço externo da escola, o que foi inédito para grande parte da turma. A oficina mostrou que as brincadeiras tradicionais, mesmo não sendo convencionais entre os adolescentes modernos, podem assumir um papel de formação cultural, social e motora dos mesmos. É notório, perceber através da prática que, o resgate cultural no espaço escolar favorece vínculos, amplia caminhos educativos e enriquece a vivência dos alunos, destacando ainda a importância do PIBID como elo entre a universidade e a escola na promoção de práticas tão simples para aquele que a promovem, mas, tão inovadoras para aqueles que a praticam. 

  • Palavras-chave
  • Brincadeiras tradicionais, Cultura popular, Oficina pedagógica, PIBID, Educação Física escolar, Adolescência e tecnologia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
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  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
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