INCLUSÃO ESCOLAR E COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Karyne Cavalcante Alves
  • Co-autores
  • Lucas Gabriel Souza Silva , José Henrique de Sales Júnior , Kecia Maria de Oliveira Amável , Alana Luiza Pereira Costa
  • Resumo
  • :O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de analisar práticas pedagógicas inclusivas voltadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa busca compreender como estratégias de ensino inclusivas, como o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e a aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), podem favorecer a participação, o engajamento e o desenvolvimento dos estudantes em contexto escolar inclusivo. Para isso, foram realizadas observações em sala de aula, registros em diário de campo, entrevistas com a equipe escolar e planejamento de atividades acessíveis, permitindo identificar barreiras e propor intervenções pedagógicas adequadas às necessidades individuais. Os resultados indicam que essas estratégias contribuem para a melhoria da comunicação, socialização e autonomia dos alunos, evidenciando a importância da formação docente voltada à inclusão e ao respeito à diversidade, além de reforçar a necessidade de planejamento colaborativo entre professores, estudantes e famílias para a efetiva implementação de práticas pedagógicas inclusivas. 

  • Palavras-chave
  • : Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Desenho Universal para a Aprendizagem, Formação Docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica