:O presente trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de analisar práticas pedagógicas inclusivas voltadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa busca compreender como estratégias de ensino inclusivas, como o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e a aplicação dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), podem favorecer a participação, o engajamento e o desenvolvimento dos estudantes em contexto escolar inclusivo. Para isso, foram realizadas observações em sala de aula, registros em diário de campo, entrevistas com a equipe escolar e planejamento de atividades acessíveis, permitindo identificar barreiras e propor intervenções pedagógicas adequadas às necessidades individuais. Os resultados indicam que essas estratégias contribuem para a melhoria da comunicação, socialização e autonomia dos alunos, evidenciando a importância da formação docente voltada à inclusão e ao respeito à diversidade, além de reforçar a necessidade de planejamento colaborativo entre professores, estudantes e famílias para a efetiva implementação de práticas pedagógicas inclusivas.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica