O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) promove articulação entre formação universitária e prática escolar na educação básica. Este relato de experiência analisa a inserção de licenciandos em Expressão Gráfica no curso técnico de Design Gráfico da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista (Recife-PE), investigando desafios e oportunidades dessa articulação no ensino técnico integrado. O objetivo foi relatar e analisar como essa vivência contribui para a formação docente e inovação de práticas pedagógicas. A metodologia baseou-se em pesquisa-ação, com dados coletados através de diários de campo dos quatro licenciandos, observações participantes e registros de oficinas, durante fevereiro-agosto de 2025. Foram desenvolvidas três oficinas (corte laser, tesselação e modelagem 3D) com duas turmas de 45 alunos cada. Os resultados evidenciaram cinco desafios principais: cronograma exaustivo (7h30-17h00), infraestrutura limitada (20 computadores/45 alunos), tensão formação técnica versus preparação vestibular, imediatismo digital dos estudantes e subutilização de recursos maker. Como oportunidades, identificaram-se: integração efetiva entre Expressão Gráfica e Design Gráfico, aplicação bem-sucedida de metodologias ativas, exploração do laboratório CRIA para fabricação digital e desenvolvimento da identidade docente através da reflexão sobre a prática. O PIBID configurou-se como espaço formativo essencial, demonstrando que limitações estruturais podem ser transformadas em oportunidades pedagógicas através de metodologias participativas e reflexão crítica.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica