DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA LICENCIATURA EM EXPRESSÃO GRÁFICA NO ENSINO TÉCNICO DE DESIGN GRÁFICO: EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MIGUEL BATISTA

  • Autor
  • José Daécio Andrade de Oliveira Neto
  • Co-autores
  • Thaywane Liberal de Siqueira , Glauco Vinícius Pires Pereira Cartaxo , Amauri José Lopes Junior , Thyago José Oliveira Costa , Thyana Farias Galvão
  • Resumo
  • O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) promove articulação entre formação universitária e prática escolar na educação básica. Este relato de experiência analisa a inserção de licenciandos em Expressão Gráfica no curso técnico de Design Gráfico da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista (Recife-PE), investigando desafios e oportunidades dessa articulação no ensino técnico integrado. O objetivo foi relatar e analisar como essa vivência contribui para a formação docente e inovação de práticas pedagógicas. A metodologia baseou-se em pesquisa-ação, com dados coletados através de diários de campo dos quatro licenciandos, observações participantes e registros de oficinas, durante fevereiro-agosto de 2025. Foram desenvolvidas três oficinas (corte laser, tesselação e modelagem 3D) com duas turmas de 45 alunos cada. Os resultados evidenciaram cinco desafios principais: cronograma exaustivo (7h30-17h00), infraestrutura limitada (20 computadores/45 alunos), tensão formação técnica versus preparação vestibular, imediatismo digital dos estudantes e subutilização de recursos maker. Como oportunidades, identificaram-se: integração efetiva entre Expressão Gráfica e Design Gráfico, aplicação bem-sucedida de metodologias ativas, exploração do laboratório CRIA para fabricação digital e desenvolvimento da identidade docente através da reflexão sobre a prática. O PIBID configurou-se como espaço formativo essencial, demonstrando que limitações estruturais podem ser transformadas em oportunidades pedagógicas através de metodologias participativas e reflexão crítica.

  • Palavras-chave
  • PIBID; Formação de Professores; Expressão Gráfica; Ensino Técnico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica