A oficina intitulada “A colagem como Estratégia Metodológica para dialogar as territorialidades no Ensino Médio” tem como objetivo principal explorar a técnica da colagem como recurso didático-pedagógico Neste sentido, a colagem seria o espaço de criação e recriação de sentidos e percepções de mundo. A abordagem é de cunho interdisciplinar, tendo como tema transversal pensar acerca dos atravessamentos da territorialidade nos nossos corpos enquanto futuros docentes e pensar maneiras de dialogar a colagem nas futuras atividades que serão realizadas no PIBID. A proposta será desenvolvida em três etapas: Inicialmente, será realizada a apresentação dos mediadores e dos participantes presentes com a finalidade de promover a socialização e o reconhecimento das diferentes áreas de conhecimento e atuação. Logo após, serão discutidos os aspectos teóricos e conceituais da colagem enquanto linguagem cultural, crítica e como estratégia didática. Logo após, será conduzida uma atividade prática em que cada participante elaborará uma colagem a partir de sua área de origem. Por fim, será realizado o momento de socialização das colagens e suas explicações e como ela poderia ser utilizada em cada área do conhecimento. Para tal, a realização da oficina demandará uma diversidade de recursos que possibilitam tanto a fundamentação teórica quanto a experiência prática. No plano material, serão utilizados insumos básicos para a construção das colagens, como revistas, jornais, panfletos, papéis coloridos, tesouras, colas, cartolinas e outros elementos gráficos que favoreçam a expressão visual e criativa dos participantes. Esses materiais têm como finalidade garantir pluralidade de imagens, texturas e palavras que possam ser reorganizadas e ressignificadas pelos estudantes, estimulando sua capacidade crítica e reflexiva diante das representações sociais e culturais. Com essa oficina, pretendemos reafirmar a potência da colagem como recurso didático que ultrapassa sua dimensão estética, configurando-se como linguagem crítica e reflexiva no contexto escolar.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica