ENQUANTO ESPERO,APRENDO!

  • Autor
  • Maria Clara Santos de Farias
  • Resumo
  • Diante do tempo ocioso vivenciado pelos pais e/ou responsáveis durante a permanência dos alunos no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife (CAEER-PE), desenvolveu-se uma experiência pedagógica inovadora. Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa, na modalidade descritivo-exploratória, e apresenta-se como um relato de experiência. A ação foi realizada por discentes do curso de Letras – Licenciatura em Libras – da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre fevereiro e agosto de 2025, em parceria com o CAEER. O projeto, denominado “Enquanto espero, aprendo!”, teve como propósito transformar o tempo de espera em oportunidade de aprendizado e reflexão. Para isso, foram trabalhados temas como acessibilidade, inclusão, diferentes tipos de deficiência e introdução à Libras. Além de ampliar o conhecimento, buscou-se despertar empatia e valorizar a presença familiar como elemento central no processo de ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência. O referencial teórico apoiou-se na obra Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável, de Bernard Lahire, que destaca que, mesmo em contextos de privações econômicas e culturais, o afeto familiar, o esforço individual e as práticas pedagógicas adequadas podem favorecer trajetórias de êxito. Relacionando com nossa proposta, entendemos que a “privação” também se manifesta na ausência de acessibilidade e de aceitação. Assim, ao estimularmos a participação da família e a valorização da inclusão, observamos a possibilidade de transformar situações de exclusão em oportunidades formativas. O projeto impactou diretamente setores de acolhimento, atendimento educacional especializado e gestão pedagógica, fortalecendo um ambiente inclusivo e colaborativo. Entre os resultados, destacaram-se maior sensibilização, envolvimento e conhecimento por parte dos familiares. 

  • Palavras-chave
  • Escola, Família, Libras, Acessibilidade, Inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica