Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Técnica Estadual Advogado José Gil Rodrigues, localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, durante a Semana do Estudante. Foram realizadas diversas atividades e oficinas, como a Bocha Paralímpica. Diante da ausência de materiais oficiais para a realização das atividades da bocha, os materiais foram produzidos com recursos adaptados. O objetivo foi proporcionar aos estudantes a vivência de um esporte paralímpico, valorizando a criatividade e a acessibilidade nas aulas de Educação Física. A metodologia adotada foi qualitativa, pautada em registros de observação e na análise da participação dos alunos. Os resultados apontam que a adaptação de materiais não apenas viabilizou a prática, como também promoveu maior engajamento, inclusão e reflexão sobre a função social do componente curricular. Conclui-se que a experiência contribuiu para a formação docente inicial, evidenciando a importância da inovação pedagógica diante de contextos de limitação de recursos.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica