IMAGENS E VOZES NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO: EXPERIÊNCIAS EM DEBATE NO IFPE CAMPUS RECIFE

  • Autor
  • Júlia de Carvalho Escobar
  • Co-autores
  • Gabriel Modesto Arrais , Rayanne Cibelle da Silva , Andréa Silva Moraes , Helio Castelo Branco Ramos
  • Resumo
  • Este relato de experiência baseia-se numa prática vivenciada no Instituto Federal de Pernambuco, campus Recife, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no curso de Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco. Partindo do projeto “Produção de texto na Educação Básica: caminhos entre a escola e a universidade”, coordenado pela prof.ª Dr.ª Andréa Moraes, produzimos um subprojeto, cuja proposta consiste em produzir um documentário, articulando a temática da literatura do Pré-Modernismo e do Modernismo brasileiro às discussões sobre cultura brasileira, identidade nacional e relações étnico-raciais. O projeto teve como objetivo geral  abordar o uso de recursos semióticos a partir da produção desse gênero, observando de que maneira esses recursos atuam como elementos estruturadores das vozes discursivas dos temas em debate. Objetivou-se também o exercício de habilidades voltadas à argumentação. A fundamentação ancorou-se nos debates postulados por Ortiz (2001) e Gonzalez (1984; 2020), para abordar os discursos em torno da identidade brasileira; em Bazerman (2021), já que a concepção dos gêneros textuais como formas de ação social converge com nossa proposta; em Caretta (2016), encontramos as contribuições que o uso de projetos temáticos podem oferecer ao ensino dialógico de Língua Portuguesa; em Cavalcante e Júnior (2005) e Bueno (2007), porque adotamos uma abordagem de cunho etnográfico aplicada à Educação; em Kress (2010), pois nos dá suporte para problematizar as intersecções semióticas para orquestração de significados no gênero textual documentário; e em Marcuschi e De Melo (2015), por refletir sobre o documentário como material didático e objeto de ensino-aprendizagem. Os resultados esperados da regência do projeto envolvem maior estreitamento da relação entre práticas de linguagem, cidadania e ensino dialógico da língua. Além disso, espera-se maior compreensão das escolas como espaços socioculturais complexos e, consequentemente, da complexidade que sustenta discursos, identidades, culturas e as multissemioses que os constituem.

  • Palavras-chave
  • documentário, multimodalidade, cultura, identidade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
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  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
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