PROJETO DE LETRAMENTO ANTIRRACISTA E NEURODIVERSO: CAMINHOS INTERTEXTUAIS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E INCLUSIVA

  • Autor
  • Bruno Alves da Silva
  • Co-autores
  • Laryssa Kayllane de Oliveira Ferreira , Mábilly Francielle dos Santos , Siane Gois Cavalcanti Rodrigues
  • Resumo
  • No presente trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Cândido Duarte, localizada em Recife - PE, em razão da nossa participação no projeto “Produção de texto na Educação Básica: caminhos entre a escola e a universidade”, orientado pela professora Dra. Siane Gois Cavalcanti Rodrigues, no núcleo de Letras - Português, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Elaboramos o subprojeto intitulado “Projeto de letramento antirracista e neurodiverso: caminhos intertextuais para uma educação crítica e inclusiva”, supervisionado pela professora Mônia Cavalcanti de Souza, para ser aplicado na turma do terceiro ano B. Ambientada numa escola que enfrenta problemas por conta da falta de climatização e da precarização da estrutura física, com muitos estudantes provenientes de comunidades periféricas e dois alunos com deficiência intelectual (DI) sem assistência especializada, essa turma apresentou a necessidade de desatar nós para colocar sua voz no mundo. Por meio do conceito de “escrevivência” de Conceição Evaristo, trabalhamos com esses estudantes a leitura de textos engajados politicamente, como músicas do gênero rap, literatura cordelista e o gênero da carta aberta. Impulsionamos a produção de textos para que eles usassem a linguagem como forma de expressão de suas subjetividades e de compartilhamento de suas vivências, utilizando atividades que trabalham a oralidade, a escrita, a criação literária e o audiovisual. Ao discutir criticamente questões como identidade, território, neurodiversidade, desigualdade e direitos, buscou-se promover o empoderamento e protagonismo estudantis na luta por condições dignas de vida e educação, dialogando com a realidade enfrentada pelos alunos, respeitando os seus saberes e co-construindo a compreensão de seu lugar enquanto sujeitos sócio-historicamente situados, capazes de transformar o ambiente em que vivem. Como subsídio teórico-metodológico, encontramos respaldo em Cavalcante e Rodrigues-Júnior (2005), Bazerman (2021) e Oliveira (2016).

  • Palavras-chave
  • Letramento, Educação, Antirracismo, Neurodiversidade, Inclusão.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
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