Letramento Visual na Educação de Surdos

  • Autor
  • Coordenador de Área (Carlos Antonio Fontenele Mourão): Professora Supervisora: Roberta Agra Coutelo; Estudantes: Deiziane Alves da Costa Silva, Maria Clara Santos de Farias, Carla Daniele Correia de Melo, Edilza Mendonça de Araújo Silva, Silvana Helena d
  • Resumo
  • A oficina propõe um momento prático de estímulo à leitura em português para alunos surdos, a partir de recursos visuais como cartazes, slides, escrita de sinais e vídeos acessíveis em Libras. Como etapa inicial, será utilizado o vídeo Feijãozinho Surdo, pausado em momentos estratégicos para o ensino de Libras e mediação da compreensão. Em seguida, os participantes terão contato com as imagens do livro, associando os sinais aprendidos às ilustrações e à escrita de sinais já presente no material. Por fim, a oficina será concluída com uma roda de leitura e partilha das produções, favorecendo a integração entre Libras, português escrito e pedagogia visual. Fundamentada na realidade escolar, vida na prática do PIBID Libras dentro da EREFEM Governador Barbosa Lima, esta oficina será aplicada de forma prática durante a II Mostra do PIBID, no Centro de Convenções, com a participação de alunos pibidianos, professores e comunidade acadêmica da área de Libras, de modo a simular a vivência real em sala de aula.  No contexto escolar da EREFEM Governador Barbosa Lima, foi possível observar que os alunos surdos enfrentam dificuldades específicas no processo de leitura, não apenas pela barreira linguística, mas também devido à diversidade do público atendido: alguns estudantes apresentam transtornos associados, outros possuem fragilidades na Libras, e ainda há a necessidade de abarcar estratégias que favoreçam o desenvolvimento da leitura em língua portuguesa. Diante disso, a oficina surge como proposta de intervenção pedagógica prática, pautada na pedagogia visual. A intenção é ampliar a compreensão textual e estimular a leitura dos alunos surdos em português, sempre mediada pelo viés visual e pela Libras.

  • Palavras-chave
  • Letramento, Libras, Língua Portuguesa, Escrita de Sinais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica