A literatura como elemento motivador no ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira com os grupos de Espanhol para Fins Específicos do EREM Joaquim Távora

  • Autor
  • Juliana Araujo da Silva
  • Co-autores
  • Débora Leoncio , Ewellyn Beatriz Alves De Oliveira , José Marcos Dos Santos Filho
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo apresentar o uso das diversas manifestações literárias como elemento motivador no ensino-aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Fundamentado nas reflexões de Rosana Acquaroni em sua obra Las palabras que no se lleva el viento (2007) sobre o potencial didático de textos literários tanto como modelo da língua quanto fomentador do engajamento discente, a presente proposta didática foi desenvolvida com os grupos de Espanhol para Fins Específicos do Núcleo de Estudos de Línguas da Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Távora, majoritariamente composta por um público adulto e na terceira idade. Tais práticas pedagógicas buscaram aproximar o alunado de temáticas interculturais, como as narrativas populares da América Latina e os princípios fundamentais e filosofia dos povos originários da Bolívia e do Equador, o “Buen Vivir” (sumak kawsay). A partir desta, o objetivo foi a integração do ensino-aprendizagem da língua estrangeira à diálogos sobre saberes e valores socioculturais. As atividades desenvolvidas foram compostas de análises de narrativas populares, reflexões sobre a canção “Duerme Negrito”, de Mercedes Sosa, leituras individuais e coletivas, além de produções escritas. Com isso, tais atividades docentes fomentaram, não somente a mera aquisição da língua, mas também a relevância da memória coletiva, possibilitando a socialização do grupo. Em suma, os resultados indicaram que o trabalho com a literatura promoveu tanto aprendizagens e aprendizados significativos quanto um espaço de reflexões críticas, viabilizando noções de identidade e pertencimento. Portanto, conclui-se que tal proposta didática possibilitou a formação linguística e intercultural dos estudantes utilizando a literatura como elemento motivador, convertendo a sala de aula em um espaço significativo e de significados.

  • Palavras-chave
  • Interculturalidade; Buen Vivir (Sumak Kawsay); Narrativas populares latino-americanas; Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica