O ensino de inglês nas escolas brasileiras ainda privilegia a cultura norte-americana, limitando o contato dos alunos com a diversidade dos países anglófonos. Portanto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da eletiva Cultura Inglesa que integrou práticas digitais e metodologias ativas ao ensino, desenvolvida pelo PIBID no EREM Ginásio Pernambucano, uma escola pública de Recife. A fundamentação baseia-se na BNCC (2018), na competência intercultural de Byram (1997) e nas metodologias participativas de Moran (2015), evidenciando a relevância de uma aprendizagem crítica e intercultural. A metodologia envolveu observações em sala de aula, planejamento coletivo e intervenções pedagógicas realizadas ao longo de um semestre com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. As etapas incluíram análise do contexto escolar, reuniões entre bolsistas e supervisora, elaboração de planos de aula e execução das atividades. Os recursos utilizados contemplaram plataformas digitais, jogos adaptados e oficinas criativas. Os resultados evidenciaram que o uso de metodologias ativas e recursos digitais contribuiu para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de fortalecer o ensino de inglês em escolas públicas, aproximando a aprendizagem linguística da dimensão cultural e promovendo uma formação mais crítica e cidadã.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica