SER MUJER LATINA: VOCES Y RESISTENCIA

  • Autor
  • Sindy Guedes Ferreira
  • Co-autores
  • Larissa Soares Barbosa , Luciana Bezerra da Silva , MAIRA SOTERO PEREIRA
  • Resumo
  • A oficina "Mujeres Latinas - Voces y Resistencia" surgiu como prosposta à valorização da identidade latino-americana, vizibilando a pauta sobre gênero, raça e identidade cultural dentro do contexto da língua espanhola. A partir da realização do projeto almejamos ampliar o repertório cultural, através da apresentação de breve biografia de figuras relevantes nos movimentos socioculturais e nas artes, principalmente, na literatura, ademais de fortalecer a presença da língua espanhola dentro do espaço escolar, como língua de resistência. Para aporte teórico, utilizamo-nos das ideias de Martins dos Reis (2011), acerca da trajetória dos movimentos negros na América Latina e no Caribe, e de Leila Gonzalez, a qual conceitua termos como Amefrica Ladina e Amefricanidade, peças centrais em nossa prática. A oficina foi composta por quatro encontros nas aulas de língua espanhola do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), diversificando entre a reflexão sobre conceitos sociais e análise de casos reais. No primeiro momento, abordamos o conceito de latinidade (visando compreendê-lo e questioná-lo), apresentamos a pauta racial dentro do debate e trabalhamos a competência línguística por meio de ficha de exercícios. No segundo, expusemos as biografias de mulheres negras, latinas e caribenhas como introdução à data do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenhada e aprofundamento nas histórias e percalços de vida. Para o terceiro e quarto momentos, escolhemos realizar o modelo de aula invertida, em que os alunos pesquisaram e produziram biografias de personalidades femeninas importantes que expuseram como prática anterior à entrega de uma produção final, a criação de vídeos curtos narrados em língua espanhola, dando destaque à personalidade escolhida anteriormente e retomando a data comemorativa. A avaliação foi processual, baseada na produção do vídeo e discussões em sala. O projeto teve diversos reajustes devido a demandas do público direcionado, porém contou como valiosa experiência docente.

  • Palavras-chave
  • Mulher Latina; Latinidade; Identidade Cultural;
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica