O LUGAR DO ESTUDANTE TRABALHADOR NO EJA: ENTRE A BUSCA PELA EDUCAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DO MUNDO DO TRABALHO.

  • Autor
  • Mikelly Gomes da Silva
  • Co-autores
  • Rafael Cassiano de Souza , Valdecila Maria Bandeira da Silva , Victoria Fernanda Pereira de Santana , Karina Areias O. Melo , Gabriel Ferino Alves
  • Resumo
  • O presente artigo discute a experiência de estudantes trabalhadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno, analisando como conciliam a formação escolar com as exigências do trabalho e da vida cotidiana. O objetivo principal é compreender os obstáculos enfrentados por esses sujeitos, suas estratégias de permanência e a maneira como atribuem sentido à escolarização em suas trajetórias. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Ciências Sociais e Pedagogia, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Diário de Pernambuco, com base em metodologia qualitativa. Foram utilizados registros de observação participante, rodas de diálogo e análise de relatórios pedagógicos, o que permitiu captar as percepções dos discentes sobre os desafios e possibilidades de estudar e trabalhar simultaneamente. Os resultados indicam que, apesar do cansaço físico, da sobrecarga de jornadas e das responsabilidades familiares, especialmente entre mulheres, os estudantes reconhecem a educação como um meio de ascensão social e de conquista de melhores condições laborais. Destaca-se ainda que muitos discentes recorrem ao empreendedorismo e a alternativas informais de trabalho como forma de compatibilizar renda e estudo. Conclui-se que a permanência na EJA noturna não pode ser compreendida de modo isolado do mundo do trabalho e das condições de vida de seus sujeitos, sendo imprescindível que as práticas pedagógicas dialoguem com suas experiências e reconheçam os obstáculos reais à escolarização.

  • Palavras-chave
  • Educação de Jovens e Adultos; Trabalho; Permanência escolar; Prática pedagógica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

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