O presente texto busca trazer de forma sintética, um breve relato da atividade desenvolvida pelo grupo de pibidianos vinculados ao projeto Interdisciplinar Ciências Sociais e Pedagogia, no EREM Diário de Pernambuco, durante o mês de agosto de 2025. Tal atividade teve como finalidade aproximar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), compreendido atualmente como um dos principais mecanismos de avaliação e acesso ao ensino superior no Brasil. Nesse sentido, buscou-se não apenas fornecer informações básicas sobre a prova, mas também promover reflexões acerca de sua relevância social e acadêmica, tendo em vista que, para muitos jovens e adultos, o ENEM representa a oportunidade de continuidade dos estudos e de inserção em novos espaços formativos e profissionais. Optamos por realizar rodas de conversas, onde os alunos puderam compartilhar suas percepções, inseguranças e expectativas em relação ao exame, ao mesmo tempo em que tiveram acesso a informações sobre a estrutura do corpo de prova, o funcionamento das áreas de conhecimento, a dinâmica de aplicação e as especificidades da redação. Essa abordagem dialógica possibilitou a construção coletiva do conhecimento, valorizando os saberes prévios dos estudantes e, ao mesmo tempo, oferecendo subsídios concretos para a compreensão do exame numa perspectiva freireano (1996) que vislumbra a educação como prática de autonomia e liberdade.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica