Saúde Mental e Educação Emancipatória: Relato de Experiência do Setembro Amarelo na Escola Técnica Estadual Dom Bosco

  • Autor
  • Juliana Marques de Oliveira
  • Co-autores
  • Gyovanna Emilly de Almeida , Oliver Barbosa Santos , Raul Vinícius de Araújo Lima , Mikelly Gomes da Silva
  • Resumo
  • Este relato de experiência descreve atividades pedagógicas realizadas durante o Setembro Amarelo na Escola Técnica Estadual Dom Bosco, em Recife, pelo PIBID Interdisciplinar de Sociologia e Pedagogia. A proposta buscou problematizar o setembro amarelo a partir de uma perspectiva sociológica, incorporando temas como bullying, racismo, LGBTfobia e masculinidades na tentativa de compreender os adoecimentos psíquicos como consequências dos modelos estruturais, materiais e culturais. Utilizando recursos como audiovisual e poesia produzidos pelos próprios estudantes, as ações ultrapassaram o modelo tradicional de ensino e promoveram o engajamento dos estudantes, evidenciando a relevância de relacionar saúde mental às condições sociais que atravessam suas realidades.

     
  • Palavras-chave
  • PIBID, Sociologia, Estratégias Pedagógicas, Setembro Amarelo, Saúde Mental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

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