EVOÉ: O CARNAVAL PERNAMBUCANO, A ESCOLA BÁSICA E O PIBID.

  • Autor
  • Alanna Amorim da Silva
  • Co-autores
  • Renato de Souza Lima , Gabriela de Almeida Apolônio
  • Resumo
  • O presente trabalho busca evidenciar o potencial formativo do carnaval como manifestação cultural, histórica e social, destacando sua relevância no contexto educacional. A experiência foi desenvolvida na Escola Vereador Antônio Januário por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), articulando teoria e prática no ensino de música. As atividades envolveram aulas teóricas sobre a historicidade das manifestações carnavalescas e práticas musicais relacionadas ao frevo, maracatu e samba. Os estudantes demonstraram grande interesse e participação, revelando entusiasmo não apenas pela dimensão musical, mas também pelo reconhecimento da cultura local como parte de sua identidade. A vivência favoreceu a cooperação e a valorização do patrimônio imaterial pernambucano. Conclui-se que a inserção das práticas carnavalescas na escola básica, mediada pela educação musical, contribui para o fortalecimento da identidade cultural, para a ampliação da sensibilidade artística e para a formação cidadã dos alunos.

     
  • Palavras-chave
  • Carnaval pernambucano, Educação musical, Escola básica, Identidade cultural, PIBID.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

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