O presente trabalho busca evidenciar o potencial formativo do carnaval como manifestação cultural, histórica e social, destacando sua relevância no contexto educacional. A experiência foi desenvolvida na Escola Vereador Antônio Januário por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), articulando teoria e prática no ensino de música. As atividades envolveram aulas teóricas sobre a historicidade das manifestações carnavalescas e práticas musicais relacionadas ao frevo, maracatu e samba. Os estudantes demonstraram grande interesse e participação, revelando entusiasmo não apenas pela dimensão musical, mas também pelo reconhecimento da cultura local como parte de sua identidade. A vivência favoreceu a cooperação e a valorização do patrimônio imaterial pernambucano. Conclui-se que a inserção das práticas carnavalescas na escola básica, mediada pela educação musical, contribui para o fortalecimento da identidade cultural, para a ampliação da sensibilidade artística e para a formação cidadã dos alunos.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica