Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do subprojeto Música do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizada durante o ano letivo de 2025 na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Heráclio do Rêgo, em Recife/PE. As ações ocorreram na turma do 9º C, cujo tema foi “Introdução às figuras musicais através da percussão corporal”. A escolha da proposta se justifica pela necessidade de tornar o ensino da música mais acessível e significativo no ambiente escolar, especialmente em instituições que muitas vezes não dispõem de instrumentos musicais ou recursos materiais. A percussão corporal, nesse sentido, constitui-se em uma alternativa pedagógica criativa, de baixo custo e de grande potencial educativo, pois permite ao estudante utilizar o próprio corpo como instrumento musical, desenvolvendo noções rítmicas e expressivas de maneira prática e lúdica. O objetivo central da intervenção foi introduzir conceitos básicos das figuras musicais como semínima, mínima, colcheia e pausa por meio de vivências rítmicas corporais, buscando não apenas a compreensão teórica, mas também o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem musical.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica