ENTRE LETRAS E BRINCADEIRAS: A POTÊNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Clarice Ramos Gonçalves de Carvalho
  • Resumo
  • O processo de alfabetização requer práticas pedagógicas dinâmicas e relevantes, capazes

    de atender à diversidade dos alunos e promover aprendizagens duradouras. Nesse

    contexto, os jogos são recursos didáticos valiosos, pois estimulam o engajamento dos

    estudantes, além de favorecer o desenvolvimento da consciência fonológica e a aquisição

    do conhecimento de forma lúdica e cooperativa.

    Este estudo, realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à

    Docência (PIBID), compartilha a experiência vivenciada em uma turma do primeiro ano do

    ensino fundamental em uma escola municipal de Recife. O objetivo foi investigar a função

    dos jogos no processo de alfabetização, discutindo suas contribuições para o avanço da

    leitura e da escrita.

    A partir da aplicação dos jogos didáticos, observou-se que eles ajudam a criar um ambiente

    de aprendizagem motivador, onde os alunos se sentem mais dispostos a participar e a

    experimentar novas formas de aprender. Além disso, os jogos possibilitam a interação social

    e a cooperação entre os estudantes, aspectos fundamentais para o desenvolvimento das

    habilidades linguísticas.

    O estudo também destaca a importância de integrar os jogos de forma contínua nas rotinas

    escolares, para que seu potencial pedagógico seja plenamente aproveitado. Ao serem

    incorporados de maneira sistemática, os jogos podem contribuir significativamente para o

    progresso dos alunos na alfabetização, tornando o processo mais prazeroso e eficaz.

    Assim, os jogos se configuram como ferramentas importantes para a prática pedagógica,

    apoiando o desenvolvimento da leitura e da escrita e promovendo aprendizagens

    significativas e duradouras. A experiência relatada reforça a necessidade de valorizar esses

    recursos no cotidiano escolar, visando uma alfabetização mais inclusiva e dinâmica.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Jogos, Brincadeira
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica