MANUAL LIBRAS DIÁRIA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE SURDA NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Autor
  • Dêmilly Stefphane Correia Nascimento
  • Co-autores
  • Deiziane Alves da Costa Silva , Matheus Patrício Santos do Nascimento , Roberta Agra Coutelo
  • Resumo
  • A proposta do projeto Manual Libras Diária surgiu a partir das observações

    realizadas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Barbosa

    Lima, vinculado ao PIBID/UFPE, durante os meses de fevereiro e março de

    2025. Constatou-se que os alunos surdos apresentavam diferentes níveis de

    proficiência em Libras, além de transtornos associados, como o autismo, o que

    dificultava a comunicação plena. Diante dessa realidade, a criação de um manual

    com sinais de uso diário mostrou-se uma estratégia essencial para ampliar o

    vocabulário, favorecer a interação e fortalecer a identidade surda no espaço

    escolar.

  • Palavras-chave
  • Libras, Identidade Surda, Recurso Pedagógico
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica