Considerando que uma das recomendações da BNCC diz respeito à "selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender" (Brasil, 2023, p.16-17); considerando o objetivo 4 do Subprojeto de Filosofia do PIBID-UFPE, a saber, “Criar materiais de apoio didático, com utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), voltados ao ensinar e aprender filosofia numa perspectiva contemporânea e interdisciplinar com possibilidade de incremento no acervo da biblioteca das escolas-campo”; e, por fim, considerando que se "ensinar filosofia implica ensinar a filosofar, deve-se esperar sempre de quem “aprende” a intervenção ativa no perguntar filosófico e na busca de respostas, e isso não se pode levar adiante a não ser sob certas condições que o professor deverá poder viabilizar (Cerletti, 2009, p.79); o objetivo desta oficina é apresentar e discutir resultados parciais da elaboração de materiais de apoio didático no ensino de filosofia, a saber, “vídeo-minuto, meme filosófico e jogo digital ‘Oráculo de Sophia’”, referentes ao Subprojeto de Filosofia no PIBID-UFPE, bem como realizar dinâmica de experimentação com jogo digital “Oráculo de Sophia” visando contribuir na formação docente dos participantes. A metodologia adotada: exposição dialogada (com slides, vídeos, textos e imagens) e dinâmica de experimentação (com jogo digital). E os recursos utilizados: Rede WI-FI da UFPE; Notebook; Projetor; Caixa de Som; Quadro Branco; Piloto; Apagador.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica