A oficina Inteligência Artificial Generativa na Educação – Teoria e Prática tem como propósito apresentar aos participantes uma introdução conceitual e aplicada sobre a inteligência artificial generativa (IAg) no contexto educacional. Inicialmente, será discutido o que é a inteligência artificial, como ela vem sendo desenvolvida ao longo do tempo e quais são suas principais aplicações na sociedade contemporânea. De acordo com Russell e Norvig (2021), a Inteligência Artificial (IA) busca desenvolver sistemas computacionais capazes de executar tarefas complexas, que tradicionalmente demandam habilidades cognitivas humanas, e não se limita a uma única tecnologia, mas abrange um conjunto de tecnologias inter-relacionadas. Nesse cenário, a formação docente é desafiada a ressignificar suas práticas e integrar novos saberes, uma vez que, como destaca Tardif (2014), os saberes profissionais dos professores são múltiplos, construídos na experiência e constantemente transformados diante das mudanças sociais e tecnológicas. Com duração de duas horas, a oficina será organizada em duas etapas complementares. Na primeira, será promovida uma discussão conceitual sobre a IA, seus fundamentos e impactos sociais, éticos e pedagógicos. Na segunda, será realizada uma atividade prática com ferramentas de IA generativa, como DeepSeek, ChatGPT e Claude, em que os participantes aprenderão a elaborar e testar prompts, explorando formas de aplicá-los em contextos educacionais. O objetivo central da oficina é proporcionar aos participantes uma compreensão crítica e prática da inteligência artificial generativa, incentivando reflexões sobre seu uso ético e produtivo na educação e contribuindo para práticas pedagógicas mais inovadoras e alinhadas às transformações digitais atuais.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica