Introdução à Libras: Aprendendo Sinais para uma Comunicação Inclusiva

  • Autor
  • ADAUTO GOMES RIBEIRO DE ANDRADE.
  • Resumo
  • objetivo desta proposta de oficina é apresentar uma introdução à Língua

    Brasileira de Sinais (Libras), com o intuito de sensibilizar e capacitar os participantes

    sobre a importância dessa língua no processo de inclusão de pessoas surdas. Além

    de apresentar noções básicas da Libras, valorizar a Cultura Surda e promover

    reflexões acerca do papel dos educadores e futuros professores na construção de

    práticas inclusivas. A oficina terá uma duração de duas horas e favorecerá a

    vivência prática da Libras em situações do cotidiano, possibilitando desenvolver

    habilidades iniciais para uma comunicação com pessoas surdas. Em relação à

    metodologia, terá início com um momento de acolhida e contextualização, em que

    os pibidianos e os participantes se apresentarão, seguindo de uma breve fala sobre

    as experiências vivenciadas no PIBID. Em seguida, será apresentado o alfabeto

    manual, com a prática de soletração dos nomes, depois, serão apresentados os

    números cardinais e ordinais, acompanhados de atividades coletivas em contextos

    que incentivem o uso da Libras em situações cotidianas. No decorrer da oficina,

    serão trabalhadas saudações e expressões usadas no dia a dia durante o

    cumprimento na interação com o outro, bem como alguns verbos. Para isso, terá

    dinâmica de simulação de diálogos breves entre os participantes, utilizando-se das

    temáticas vistas durante a oficina. Serão utilizados alguns recursos, como projetor,

    materiais impressos sobre alfabeto manual e números, além de folhas em branco

    para exercícios práticos.

  • Palavras-chave
  • Libras. Acessibilidade comunicacional. Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica